segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

2 // ARQUITECTURAS // ALEMÃS (1949-1989)


Uma exposição do Institut für Auslandsbeziehungen e. V. Stuttgart em colaboração com a Foderation deutscher Architektursammlungem, presente no museu dos transportes e comunicações (edificio da alfandega do Porto). http://www.amtc.pt/

Cerca de 50 anos após a fundação da República Federal da Alemanha e da República Democrática Alemã e mais de 10 anos após a sua reunificação, surge a primeira tentativa de uma retrospectiva histórica sobre a evolução da arquitectura realizada nos dois estados alemães.
A divergência e convergência, aparentemente distintas do discurso arquitectónico, cultural e social, exemplifica o contexto político-económico dos dois desenvolvimentos em arquitectura. Estes, estudados sob diferentes condições fizeram história com uma visão da história da disciplina em si. Deste modo a exposição não pretende descodificar uma "verdade" para a concessão, mas procura a divulgação recorrendo ao material originário do Este e Oeste alemão, até agora desconhecido, presente em arquivos para comparação e discussão.
No centro da questão são os respectivos discursos em torno de questões disciplinares, como a habitação, a memória ou a relação entre tradição e inovação.

A exposição é o resultado de um trabalho de investigação no Departamento de Arquitectura da Faculdade de Belas Artes de Hamburgo, que é próxima ao curadores, por Hartmut Hain Simone Frank e pelo coordenador do projecto Pedro Katrin com a participação de numerosos estudantes com seu trabalho e modelos.

Fonte: ifa

Nenhum comentário: