O reputado colectivo espanhol Ecosistema Urbano é o convidado do projecto A Casa da Vizinha Não é Tão Verde Quanto a Minha no mês de Janeiro. No dia 29, às 21h, no Auditório da Ordem dos Arquitectos, os Ecosistema Urbano dão uma conferência de entrada livre.
Trata-se de uma das equipes que mais dedica o seu trabalho a temas de Ecologia e Sustentabilidade, cuja obra mais conhecida é o Eco-Boulevard de Vallecas, na periferia de Madrid.
Fundado em Madrid em 2000 por Belinda Tato, Jose Luis Vallejo y Diego García-Setién, os Ecosistema Urbano definem-se como “uma estrutura aberta a colaborações interdisciplinares”, onde a investigação arquitectónica se cruza com o desenvolvimento sustentável para afrontar projectos de carácter inovador.
Ao longo da sua trajectória profissional foram distinguidos com vários prémios em concursos nacionais e internacionais, incluindo nas últimas edições do European Competition for Young Architects EUROPAN. No ano de 2005 receberam o European Acknowledgement Award from the Holcim Foundation for Sustainable Construction (Geneva, 2005) e foram considerados um dos “Top ten spanish architects under 40” pela fundação António Camuñas.
Em 2006, receberam o prémio Architectural Association and the Environments, Ecology and Sustainability Research Cluster Award (London, 2006). Em 2007, foram nomeados para o prémio European Union Prize for Contemporary Architecture Mies van der Rohe Award “Emerging European Architect” e receberam o AR AWARD for emerging architecture em Londres, seleccionados entre mais de 400 equipes de todo o mundo.
Em 2008, receberam European Silver Medal Award from the Holcim Foundation for Sustainable Construction entre mais de 500 equipes e também o primeiro prémio Next Generation Architects em Espanha pela Fundação Arquía-Próxima. Durante os últimos quatro anos, o seu trabalho foi publicado em mais de 90 meios de comunicação (imprensa nacional e estrangeira, programas de televisão e publicações especializadas) de mais de 30 países e os seus projectos foram expostos em Universidades e instituições em mais de 25 países.
Recentemente, o seu trabalho foi apresentado em Paris, na Galeria “Le Sommer Environnement”, em Milão, na Galeria SPAZIO FMG, durante a última edição da Bienal de Veneza, onde foram apresentados como uma jovem equipe experimental e também em Copenhaga no The Louisiana Museum of Modern Art.
Actualmente estão envolvidos em projectos de investigação sobre o futuro das cidades, chamado “eco-techno-logical cities” financiado pelo Ministério Espanhol da Industria, bem como várias propostas urbanas para diversas municipalidades. O seu trabalho representará Madrid na Shanghai World Expo 2010.
Mais em:
http://www.ecosistemaurbano.com/
http://www.casadavizinha.eu/index.php/artigos/ecosistema_urbano_a_29_de_janeiro/
Nenhum comentário:
Postar um comentário