sábado, 14 de fevereiro de 2009

Sobre as ruinas do futuro!



Fantasporto/OASRN

17-19 Fev. Sobre as Ruínas do Futuro | conferências

Sobre as ruínas do Futuro

Um artigo recente de Sam Jacob (StrangestHarvest blog) sugere uma relação entre a escala espectacular de alguns projectos urbanos e arquitectónicos recentes e o colapso do mercado financeiro, providenciando uma leitura antecipatória destas estruturas como assustadores “museus da experiência tardo-capitalista”.
Em Setembro passado, na Bienal de Arquitectura de Veneza, o Leão de Ouro foi atribuído a “Hotel Polonia” uma exposição na qual o sentido de permanência e durabilidade da arquitectura era confrontado através de colagens artísticas de seis edifícios contemporâneos de prestígio, as quais retratavam alterações na sua função em relação com alterações sociais num futuro próximo: “A arquitectura é também o que as pessoas e o tempo fazem a um edifício”.
Estes exemplos representam a arquitectura como uma poderosa ferramenta de comunicação, capaz de simbolizar mudanças perturbadoras.
A selecção dos filmes do ciclo “Cinema e Arquitectura” do Fantasporto sugere uma linha de leitura do futuro marcada por uma visão negra da humanidade subjugada pela tecnologia, sob um controlo social centralizado ou ameaçada por epidemias de larga escala.
É isto que o futuro nos reserva? De que forma é que a arquitectura toma parte nisto?
Enquanto arquitectos sentimo-nos, simultâneamente, fascinados com alguns destes cenários, e empenhados num futuro sustentável. Será isto incompatível?
Pela primeira vez o Fantasporto colabora com a OASRN para produzir um programa paralelo de conferências de arquitectura, em relação com as apresentações da selecção oficial “Cinema e Arquitectura”. Com este enquadramento, reunimos dois arquitectos cuja pesquisa e obra desenvolvida, incluindo visões distintas sobre o futuro, nos permitem um aprofundamento deste tema.

Programa das Conferências
“On the Future’s Ruins” / “Sobre as Ruínas do Futuro”

17/2 - Conferência 1 - 18h00
Orador Principal: Arq.º Sou Fujimoto (Japão)*
Moderadores: Arq.º Jorge Patrício Martins (Comissário do Programa “Cinema e Arquitectura”- Fantasporto 2009) e Arq.º Luís Tavares Pereira (OASRN)

*com o apoio da DARCO magazine

Dia 19/2- Conferência 2 - 18h00
Orador Principal: Arq.º Marcos Cruz (Reino Unido/Portugal)
Moderadores: Arq.º Jorge Patrício Martins (Comissário do Programa “Cinema e Arquitectura”- Fantasporto 2009) e Arq.º Luís Tavares Pereira (OASRN)

Sobre as ruínas do Futuro
Programação de Arquitectura paralela à secção oficial do Fantasporto 2009
“Cinema e Arquitectura” 
17 e 19 de Fevereiro
Teatro Rivoli, Porto
Comissariado por Jorge Patrício Martins e OASRN
C/ a participação de Geoff Manaugh no BLDG BLOG

NOTA: Entrada mediante levantamento de Billhete gratuito na Bilheteira do Rivoli

Filmes da Retrospectiva Cinema e Arquitectura

"Artificial Inteligence: AI" de Steven Spielberg, EUA, 146 min
"Breaking and Entering" de Anthony Minghella, GB/EUA, 120 min 
"Blade Runner" de Ridley Scott, EUA/HK, 117 min 
"Blindness" de Fernando Meirelles, Can/Bra/Jap, 120 min
"Code 46" de Michael Winterbottom, GB, 92 min
"Dark City" de Alex Proyas, Aus/EUA, 100 min
"Immortel" de Enki Bilal, Fra/Ita/GB, 102 min
"I Am Legend" de Francis Lawrence, EUA/Austrália, 101 min
"Metropolis" de Fritz Lang, Ale, 153 min
"Re-cycle – Oxide Pang" de Danny Pang, Tai/HK, 108 min
"The Island" de Michael Bay, EUA, 136 min

Participantes

Sou Fujimoto. Um jovem arquitecto japonês, recentemente objecto de enorme atenção mediática e premiado no World Architecture Festival em Barcelona, em Outubro passado com a surpreendente “Casa de Madeira Final”, vencedor da categoria Reisdência Privada. Na sua busca por uma arquitectura nova, equaciona conceitos de arquitectura primitiva: “considerar uma arquitectura inovadora para o futuro, é surpreendentemente equivalente a reflectir sobre a arquitectura primitiva”. A sua obra é apresentada pela primeira vez em Portugal no #06 Jan7Fev 09 da revista DARCO.

Marcos Cruz desenvolve uma investigação na Bartlett School of Architecture, em Londres, dedicada a uma visão futurista do corpo em arquitectura, interrogando as relações contemporâneas entre as propriedades da carne humana e da ‘carne’ arquitectónica. Num tempo em que o discurso difundido sobre o impacto das tecnologias digitais corre o risco de tornar a ‘pele’ arquitectónica cada vez mais incorpórea, a sua pesquisa à volta da noção de “espessura encarnada” (Thick Embodied Flesh), explora os interfaces arquitectónicos verdadeiramente habitáveis. O seu trabalho de Doutoramento recebeu o RIBA President's Awards for Research for Outstanding PhD Thesis, em 2008.

www.fantasporto.com
www.oarsn.org

Para efeitos de Admissão na Ordem dos Arquitectos, as conferência e as sessões de cinema equivalem cada uma a 1 crédito de "Formação Opcional em Matérias de Arquitectura".



Obrigatório levantamento de ingressos na bilheteira do Rivoli, no dia anterior a cada Conferência.
Horário da bilheteira: 13h > 22h 

Nenhum comentário: