terça-feira, 26 de janeiro de 2010

2º Concurso Internacional Revista Trama



A
Revista Trama é um projecto multidisciplinar, de crítica e análise sob diferentes pontos de vista em torno de temas centrais.

O concurso está aberto a todo o público académico, recebendo trabalhos teóricos e práticos, privilegiando a diversidade, criatividade e a multidisciplinariedade.

Os trabalhos seleccionados irão integrar a segunda edição da Revista Trama, que constituirá um cojunto de estudos/ensaios/projectos sobre o tema “Memória”


Poderás participar com um trabalho numa das seguintes áreas: Arquitectura, Design, Artes Visuais/Performativas/Plásticas, Cine-Video e Literatura.

O concurso decorre até ao dia 15 Março 2010.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Casa da Vizinha convida Ecosistema Urbano | Conferência 29 Janeiro | 21h | Entrada Livre



O reputado colectivo espanhol Ecosistema Urbano é o convidado do projecto A Casa da Vizinha Não é Tão Verde Quanto a Minha no mês de Janeiro. No dia 29, às 21h, no Auditório da Ordem dos Arquitectos, os Ecosistema Urbano dão uma conferência de entrada livre.

Trata-se de uma das equipes que mais dedica o seu trabalho a temas de Ecologia e Sustentabilidade, cuja obra mais conhecida é o Eco-Boulevard de Vallecas, na periferia de Madrid.

Fundado em Madrid em 2000 por Belinda Tato, Jose Luis Vallejo y Diego García-Setién, os Ecosistema Urbano definem-se como “uma estrutura aberta a colaborações interdisciplinares”, onde a investigação arquitectónica se cruza com o desenvolvimento sustentável para afrontar projectos de carácter inovador.

Ao longo da sua trajectória profissional foram distinguidos com vários prémios em concursos nacionais e internacionais, incluindo nas últimas edições do European Competition for Young Architects EUROPAN. No ano de 2005 receberam o European Acknowledgement Award from the Holcim Foundation for Sustainable Construction (Geneva, 2005) e foram considerados um dos “Top ten spanish architects under 40” pela fundação António Camuñas.

Em 2006, receberam o prémio Architectural Association and the Environments, Ecology and Sustainability Research Cluster Award (London, 2006). Em 2007, foram nomeados para o prémio European Union Prize for Contemporary Architecture Mies van der Rohe Award “Emerging European Architect” e receberam o AR AWARD for emerging architecture em Londres, seleccionados entre mais de 400 equipes de todo o mundo.

Em 2008, receberam European Silver Medal Award from the Holcim Foundation for Sustainable Construction entre mais de 500 equipes e também o primeiro prémio Next Generation Architects em Espanha pela Fundação Arquía-Próxima. Durante os últimos quatro anos, o seu trabalho foi publicado em mais de 90 meios de comunicação (imprensa nacional e estrangeira, programas de televisão e publicações especializadas) de mais de 30 países e os seus projectos foram expostos em Universidades e instituições em mais de 25 países.

Recentemente, o seu trabalho foi apresentado em Paris, na Galeria “Le Sommer Environnement”, em Milão, na Galeria SPAZIO FMG, durante a última edição da Bienal de Veneza, onde foram apresentados como uma jovem equipe experimental e também em Copenhaga no The Louisiana Museum of Modern Art.

Actualmente estão envolvidos em projectos de investigação sobre o futuro das cidades, chamado “eco-techno-logical cities” financiado pelo Ministério Espanhol da Industria, bem como várias propostas urbanas para diversas municipalidades. O seu trabalho representará Madrid na Shanghai World Expo 2010.

Mais em:

http://www.ecosistemaurbano.com/

http://www.casadavizinha.eu/index.php/artigos/ecosistema_urbano_a_29_de_janeiro/

Duas Linhas: Debate e Exposição a 30 Janeiro na Ordem dos Arquitectos


João Seixas, João Nunes, Mário Alves , Nuno Portas, Samuel Rego, Diogo Seixas Lopes, Delfim Sardo e Álvaro Domingues, entre outros, vão passar pela Ordem dos Arquitectos no dia 30 de Janeiro de 2010. Pretexto? Duas Linhas, o projecto dos arquitectos Pedro Campos Costa e Nuno Louro, vertido para livro e exposição, vai ser o tema central de uma jornada de reflexão que culmina com a abertura da respectiva exposição ao público. A exposição ficará patente até ao mês de Março.

Segundo os autores, o objectivo por detrás da exposição e do livro resultantes do projecto, é fazer “o retrato sensorial do território”. E explicam: “70% da população habita o território português ao longo da costa Ocidental. Apenas 30% da população vive no interior do país, ao longo da fronteira com Espanha. Duas zonas habitadas de diferentes maneiras, com tempos diferentes, ritmos, arquitecturas, paisagens, culturas, velocidades e densidades diferentes. Estes dois mundos, são duas realidades com potenciais e problemas, ambas com naturais ansiedades e características”.

Na linha ao longo da fronteira, explicam, “o território é povoado com imagens de um tempo perdido, desertificado e sem esperança. Com uma paisagem melancólica ainda uma urbanização concentrada, povoada de um imaginário rural, hoje com um potencial turístico, ambiental e um património cultural e arquitectónico invejável”.

O que se encontro ao longo da linha da Costa é outra realidade “claramente urbanizada de forma contínua e dispersa, marcada com as grandes infra-estruturas viárias e ferroviárias, uma paisagem urbana típica das zonas urbanizadas. Aqui encontra-se a sociedade criativa e produtiva, típica das grandes urbes, continuamente em alteração e com uma enorme carga de construção”.

Os arquitectos percorreram os 715 quilómetros do território continental, nas duas linhas, com dois itinerários diferentes e uma metodologia: de Norte para Sul, em tempos e percursos diferentes. “Em 70 pontos pré-definidos foram tiradas 70 fotos. Dois territórios e tempos unidos ponto a ponto pela mesma latitude. Foram convidados dois fotógrafos para 5 registos individuais em latitudes, preferencialmente não consecutivas, à sua escolha. Daniel Malhão para a linha ao longo da fronteira, Nuno Cera para a linha ao longo da costa“.

O resultado do percurso é um livro de cerca 150 páginas, com fotografias e elementos gráficos e prefácio de Álvaro Domingues, Mário Alves, Samuel Rego, João Seixas e João Ferreira Nunes. A exposição é feita com os elementos produzidos durante o percurso e poderá ser visitada na Sede Nacional da Ordem dos Arquitectos a partir do dia 30 de Janeiro, todos os dias úteis, das 10h às 18h.

Eis o programa do dia 30 de Janeiro:

Abertura

11h -12.30h

TEMPO

Qual é o tempo do território? A velocidade, implicações na transformação da paisagem, como reflexo social, político e cultural. A paisagem como veiculo da noção do tempo (histórico-identitário).

João Seixas, João Nunes , Mário Alves, Pedro Campos Costa – apresentação do projecto e do tempo

Moderador: Leonor Cintra Gomes

15h – 16.30h

ESPAÇO

O que constrói o território. O não-modelo como desenvolvimento. Espaço urbano, espaço rural, espaço cultural, ligações, redes e novos modelos de desenvolvimento territorial.

Nuno Portas , João Ferrão (*), Samuel Rego, Nuno Louro – apresentação de imagens e do espaço

Moderador: Carlos Pinto

17h-18.30h

IMAGEM

Identidade(s)? Reflexões sobre a(s) imagem(s) do território.

Daniel Malhão, Diogo Seixas Lopes, Delfim Sardo, Álvaro Domingues

Moderador: Carlos Magno (*)

(*) – a confirmar

19h

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO

TOMADA DE POSSE

Vimos por este meio informá-los que a tomada de posse dos novos orgãos sociais do Núcleo de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão se realizará na próxima Segunda-feira, dia 18 de Janeiro pelas 15 horas no auditório I.

COMPAREÇAM


REvista aad


Depois da sua divulgação na faculdade, decidimos deixar a aad online caso a queiram adquirir passem pela sala do núcleo o seu preço é de 2,5 €


quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

CONCURSO: RePlace: muro3

Muro 3 (muro ao cubo) é o concurso que enriquecerá o sétimo número da revista Dédalo, de tema RePlace, nas bancas em Março de 2010. Os seus objectivos encontram-se balizados entre a análise crítica do espaço arquitectural e o poder da intervenção sobre um sítio pré-existente, sendo o leque de concorrentes totalmente aberto embora se compreenda uma maior adesão por parte de artistas e arquitectos.

Inscrições até dia 31 de Janeiro de 2010!

+INFO em www.revistadedalo.blogspot.com